sexta-feira, 26 de junho de 2015

3ª MEDALHA DE OURO PARA TELMA MONTEIRO...


Em dois minutos, Telma Monteiro ganha ouro nos Jogos Europeus em Baku!

 
Já está garantida a conquista da 3.ª medalha de ouro - e do 9.º pódio - de Portugal nos Jogos Europeus. Telma Monteiro venceu, esta quinta-feira, o torneio feminino de judo (- 57 kg).
Na final do torneio feminino de -57 kg, a judoca portuguesa derrotou a húngara Hedvig Karakas, por 'ippon' ( a mais forte penalização no judo e que termina o combate de imediato) ao fim de apenas 1.49 minutos. Com uma entrada de rompante (antes também já tinha pontuado por 'waza-ari'), Telma Monteiro garantiu a conquista da 9.ª medalha portuguesa nos Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku (Azerbaijão).
Ao mesmo tempo, a atleta do Benfica, de 29 anos, somou o seu 5.º título europeu de judo, já que a competição também conta como Campeonato da Europa da modalidade. Telma já tinha ganho o ouro nos europeus de 2006, 2007 (ambos em - 52 kg), 2009 e 2012 (exibindo ainda uma prata e cinco bronzes no palmarés).
No percurso até à final, em Baku, a n.º1 do ranking mundial já tinha afastado a sérvia Jovana Rogic (nja primeira ronda, por 'shido'), a holandesa Sanne Verhagen (nos quartos-de-final, também por 'shido') e francesa Automme Pavia (nas meias-finais, por 'waza-ari').
Antes da entrada em cena do judo (no qual, já esta quinta-feira, Sergiu Oleinic ficou à porta da medalha de bronze, em -66 kg), Portugal já tinha somado oito medalhas na edição inaugural dos Jogos Europeus. Duas foram de ouro: Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). Quatro de prata: João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem. E outras duas de bronze: Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados.
eus

2 comentários:

  1. É verdade. A miúda tem valentia e garra portuguesa, com certeza.

    Parabéns a ela e a Portugal, também.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela conquista!
    É motivo de orgulho para esta nação!

    Um abraço!

    ResponderEliminar