CAMINHADA DO PAI NATAL!

segunda-feira, 4 de março de 2013

ENQUANTO UNS AUMENTAM FORTUNAS, OUTROS PASSAM FOME...


Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo aumentam fortunas

Américo Amorim continua a ser o português mais rico na lista da Forbes, para onde entrou este ano a empresária angolana Isabel dos Santos.
A soma das fortunas dos três empresários portugueses presentes na lista dos mais ricos do mundo aumentou no último ano para 8550 milhões de dólares (6573 milhões de euros). Segundo oranking divulgado nesta segunda-feira pela revista Forbes, Américo Amorim continua a ser o português com o maior valor patrimonial, mas apenas Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo viram as suas fortunas engrossar.
Para a lista de milionários da Forbes entrou, este ano, a empresária angola Isabel dos Santos. Com uma fortuna avaliada em dois mil milhões de dólares (1537 milhões de euros), a filha do Presidente de Angola (na 736.ª posição) surge já à frente de Belmiro de Azevedo, que desde 2004 está ininterruptamente entre os mais ricos do mundo.

Creditado com uma fortuna de 1450 milhões de dólares (1114 milhões de euros), o dono da Sonae (grupo que detém o PÚBLICO) ocupa a 1024.ª posição entre os 1426 milionários doranking de 2013. É o terceiro português mais rico.

Uma fortuna cerca de duas vezes superior tem o chairman do grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce. Soares dos Santos viu o seu património crescer para 3000 milhões de dólares (2306 milhões de euros), subindo ao 458.º lugar da lista da Forbes.

Já a fortuna creditada a Américo Amorim diminuiu de 4400 milhões de dólares para 4100 milhões de dólares (3152 milhões de euros). Empresário que cresceu no sector da cortiça, Amorim diversificou ao longo dos anos os seus activos e é hoje o maior accionista da Galp através da Amorim Energia (que controla e onde também é accionista Isabel dos Santos), estando também presente na banca, com uma participação no Banco Popular. Pelo segundo ano consecutivo, o seu valor patrimonial baixou, recuando agora no ranking para o 316.º lugar.

Pelo contrário, os outros dois portugueses reforçaram as fortunas. Assim aconteceu com Soares dos Santos desde que entrou no ranking, em 2011, altura em que já era creditado com um património superior ao de Belmiro de Azevedo.

No caso do chairman da Sonae, a fortuna sobe para 1450 milhões de dólares, mais do que em 2012, aproximando-se daquilo que era contabilizado ao empresário no ranking de 2011 (1500 milhões de dólares).

Na lista da Forbes deste ano há 1426 milionários, que somam uma fortuna de 5,4 biliões (milhões de milhões) de dólares. No topo continua o mexicano Carlos Slim. Com um império construído no sector das telecomunicações, a fortuna de Sim está avaliada em 73 mil milhões de dólares.

De novo na segunda posição está o fundador da Microsoft, Bill Gates, com activos no valor de 67 mil milhões de dólares. E à terceira posição, subindo duas posições no ranking, surge o espanhol Amancio Ortega. O fundador da Inditex, das cadeias Zara, ultrapassou na lista o investidor Warren Buffett, que desce ao quarto lugar, e Bernard Arnault, líder do grupo LVMH, que recua para o décimo posto.

Sem comentários:

Enviar um comentário