terça-feira, 2 de outubro de 2012

O SILÊNCIO DAS ALTERNATIVAS À TSU...


A Comissão Europeia escusou-se a revelar o teor das medidas alternativas introduzidas no programa de ajustamento português para compensar o recuo na Taxa Social Única, mas afirmou que cumprem os mesmos objetivos orçamentais e estruturais.
 
foto ARQUIVO/JN
Bruxelas em silêncio sobre alternativas à TSU
Sede da CE
 
Questionado na conferência de imprensa diária do executivo comunitário sobre o teor das medidas alternativas introduzidas no programa de ajustamento para compensar o recuo na TSU, o porta-voz dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia reiterou que cabe ao Governo português revelar o seu conteúdo.
"Tudo o que posso dizer é que a Comissão alcançou, com as restantes instituições da 'troika' [Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional], um acordo 'ad referendum' [locução latina que significa para aprovação], um acordo a nível técnico, essencialmente", afirmou Simon O'Connor.
Na segunda-feira, depois de o presidente da Comissão, Durão Barroso, ter anunciado, em Lisboa, que o executivo comunitário já tinha aprovado as medidas alternativas apresentadas pelo Governo português, o porta-voz do comissário Olli Rehn disse à Lusa que o memorando com as novas medidas foi acordado no "final da semana passada", necessitando ainda de aprovação formal.
Simon O'Connor lembrou que a decisão sobre a aprovação formal da quinta revisão do memorando está prevista para a reunião que os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) e da UE (Ecofin) vão celebrar a 08 e 09 de outubro, no Luxemburgo.
Na semana passada, a Comissão Europeia disse esperar que o Governo português encontrasse alternativas à alteração da TSU, que em "números e em qualidade", não alterassem o acordo global e as metas acordadas com a 'troika'.

2 comentários:

  1. Medidas tomadas na escuridão
    De um governo cobarde
    Democrático não é não
    Continua a aumentar o disparate!

    Está a guerra declarar
    Já não sai só à rua não
    Terá que o povo entrar
    Porra só arranja confusão!

    Espera pela pancada
    Vai ser um porradão
    Metidos na encruzilhada
    De um governo trapalhão!

    Boa terça-feira para ti,
    amigo amigo. Hoje sou benfiquista!

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  2. Corrijo: TERÁ QUE O POVO ENFRENTAR! E NÃO ENTRAR!

    ResponderEliminar